O Instituto Luso – Ítalo – Brasileiro nasceu no ano de 2019, porem só teve seu registro oficializado em cartório em junho de 2020.A motivação desta instituição é a promoção da cultura e da memória por um todo, agregando cada artista ou produtor em seus exceptivos exercer dos talentos.O Instituto Luso – Ítalo - Brasileiro tem o compromisso com a memória, a promoção e a valorização destas duas nações de quem muito recebemos uma herança de comportamento e cultural, Portugal e Itália, daí o nome Luso e Ítalo, junto a nossa cultura, tão rica e forte; a brasileira.A promoção de eventos de memória e de inclusão social, foram realizados mesmo diante de uma tragédia mundial, que foi a pandemia da Covid 19.Completados três anos de existência neste ano de 2023, pode-se olhar para trás e orgulhar que o compromisso de agregar os artistas e a comunidade por um todo tem sido alcançado nos objetivos que está no seu estatuto.

Tais eventos como:

Oficinas de teatro, audiovisual, dança, artesanato, literatura, músicas e outros eventos como exposições artísticas e de memórias temáticas que envolve a história do nosso povo tem sido promovido para a comunidade se encontrar em sua identidade cultural.

Entre o grande destaque da atuação em favor da história, exalta-se com orgulho a “Campanha Heróis da Pátria” que visa o reconhecimento de mais de vinte personalidades históricas do Brasil para terem seus nomes reconhecidos como heróis da nossa pátria e seus nomes inscritos no livro de aço no Panteão Presidente Tancredo Neves na Praça dos Três Poderes em Brasília.

Há de se de dar destaque também para o Festival Bárbara Heliodora no Museu da Inconfidência Mineira em favor do resgate memorial desta grande Heroína Inconfidente.

Estes dois grandes eventos foram realizados em Ouro Preto – MG, com o envolvimento e apoio da comunidade local.

Para os membros da instituição é apenas um começo que será longo a caminhada, mais não falta entusiasmo e força de vontade para o instituto continuar a cumprir o que considera como uma missão; a promoção da cultura e da memória para todos.

Alguns dos eventos de importância citamos aqui em ordem cronológica.

2020 – Em plena Pandemia da Covid 19 nasce o Instituto Luso – Ítalo – Brasileiro.

2021 – Cerimônia pelas mais de 500 mil vítimas perdidas pela Covid na Praça Governador Valadares.

2021 – Lançamento da Campanha “Heróis da Pátria em Ouro Preto.

2021 - No Museu Municipal de Varginha – Exposição Varginha e Itália – Terra Nostra.

2022 – Exposição fotográfica dos 150 Anos da fundação de Cambuquira no Museu Municipal de Varginha.

2023 – 1° Sul de Minas Festival de Artes e Literatura foi realizado no Theatro Capitólio com a presença da Orquestra Ribeiro Bastos de São João Del Rei, uma das mais antigas do Brasil; ainda houve teatro para o público infantil e exibição de filmes para alunos da Escola Municipal Mateus Tavares de Varginha.

Em setembro e outubro de 2023 foi realizada a exposição de fotos antigas e sobre a história de Lambari no Museu Municipal de Varginha. Com participação de alunos das escolas públicas de Varginha, entre eles alunos do Grupo Brasil.

Em agosto de 2023 o Instituto Luso – Ítalo – Brasileiro recebeu do Ministério da Cultura pelo sistema de Cultura Viva, o título de Ponto de Cultura. Título este que é dado as entidades que provam suas efetivas atividades culturais junto à comunidade que usufrui delas, com ações gratuitas e de qualidades artísticas.

Let's collab!