O Instituto Luso–Ítalo–Brasileiro quer fazer diferença na história com a Campanha Heróis da Pátria

8/21/20212 min read

Em 27 de abril de 2020 em plena pandemia da Covid 19, aconteceu a fundação do Instituto Luso – Ítalo – Brasileiro de História – Ecologia e Cultura. O desejo partiu do coração e alma do historiador varginhense Marcelo Nascimento que acredita que uma instituição organizada agrega mais força e valores nas lutas em prol da cultura, história e ecologia. Devoto e fã da história do Beato Padre Victor no qual já escreveu sua biografia no livro “O Escravo Héroi”, escolheu o “santo sul-mineiro” para patrono do instituto. Não foi em vão a data escolhida para fundar o instituto, 27 de abril data do nascimento de Francisco de Paula Victor.

Passado mais de um ano após a fundação e impedido de realizar projetos que envolva público presencial devido a situação pandêmica,Nascimento anuncia uma jornada de projetos para que o instituto comece a dar os seus passos. Uma dessas grande empreitada é com relação a parte histórica, o presidente e historiador pretende lançar no 30 de setembro de 2021 na internacional Ouro Preto - Minas Gerais a campanha histórica “Heróis da Pátria”. “Esse movimento deseja dar aos brasileiros a chance de conhecer personalidades da história que foram grandes heróis em suas lutas e fizeram diferença para tornar o Brasil um país melhor e uma nação grandiosa como o é”, afirma Marcelo. Ao todo, a luta do instituto serão em favor de vinte personalidades históricas, sendo que doze serão inéditas, no pedido incluí o conjunto de quatro mulheres que participaram da Inconfidência Mineira, são elas:


1° Mulheres da Inconfidência Mineira - Bárbara Heliodora Guilhermina da Silveira, Dona Hipólita Jacinta Teixeira de Melo, Maria Doroteia Joaquina de Seixas (Marília de Dirceu)a ex-escravizada Francisca Arcângela de Sousa – 2° Mestre Aleijadinho – 3°Francisco de Paula Victor (Padre Victor) – 4° Nhá Chica– 5 ° Carlos Chagas – 6° Juscelino Kubitschek - 7° Santa Dulce dos Pobres – 8° Zilda Arns – 9° Dom Helder Câmara – 10° Dom Viçoso – 11° -Cora Coralina e o 12°Amácio Mazzaropi. As outras cinco personagens que o instituto apoiará na causa são:- Dom Pedro ll – Princesa Isabel – Princesa Leopoldina – Vital Brasil e João Candido. Essas cinco já possui projeto de lei em tramitação na Câmara dos Deputadose o instituto se juntará as preposições de lei defendendo essas importantes personalidades da nossa história. Ao todo o reconhecimento seráde vinte personalidades da memória brasileira, sendo a metade com dez mulheres.


Marcelo Nascimento acha que o atual momento é muito propício para esta campanha, pois estamos em situações de época com muitas provações e momentos angustiantes; invocar a memória de personalidades que serve para nós como exemplo de luta e perseverança é um estimulo para seguir com esperança rumo a um futuro mais promissor. Principalmente para as mulheres que nos tempos atuais enfrentam preconceitos, violência e uma onda epidêmica de feminicídio. Ver a metade exata desta lista ser de grandes mulheres e lutar para que elas ao lado dos grandes homens se torne Heroínas da Pátria será para o instituto uma batalha honrada e um sonho impar a ser realizado. Marcelo Nascimento já esteve em Ouro Preto em 2019 organizando com o apoio da prefeitura e Câmara daquela importante cidade histórica os 200 anos da morte de Bárbara Heliodora. A programação foi muito bem recebida pelas autoridades e pelo povo de lá. “Agora espero com certeza o mesmo carinho das cidades históricas de Minas Gerais para este projeto nascer. Qual cidade será? Estamos buscando parceirias”, destacou Marcelo.